domingo, novembro 26, 2006

De todo o teu coração...



Marcos 12:30 "30 Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças[...]"


Estive parado a olhar para o monitor durante algum tempo antes de conseguir escrever fosse o que fosse. Ao escrever esta linha, ainda não sei muito bem o que vou escrever. Como fio condutor tenho apenas este sentimento que me domina cada vez mais...


É estranho como passamos uma vida (ou o que já passou dela) conhecendo a Bíblia, conhecendo alguns versículos em particular e quando menos esperamos, um deles nos confronta e faz rever todo o conceito que formáramos à sua volta. Questiono-me: o que é de facto, amar o Senhor meu Deus de todo o meu coração, de toda a minha alma, de todo o meu entendimento e de todas as minhas forças? Amo eu assim? Sou eu capaz de amar assim? Ouso sequer fazê-lo? Desejo fazê-lo?

A minha resposta sincera é: não sei se o faço, se sou capaz, se me atrevo, mas decididamente, desejo ardentemente fazê-lo. O meu coração move-se quando leio na Bíblia como homens de Deus se destacaram ao dizer "vocês fazem o que quiserem, mas eu faço o que Deus quer." Ponto final. É uma posição de força e decerto não na nossa força. Hoje em dia, particularmente, quem ousa, na sua força, sequer afirmar que o amarelo é amarelo? Numa sociedade em que tudo, inclusivé a moral, é uma questão de gosto ou opinião - "Tu tens a tua verdade, eu tenho a minha."; "Eu é que sei de mim." - ? Lembram-se de alguma vez que alguém vos tenha dito "quem diz que é assim?". Sinto muitas vezes falta de coragem para dizer que é Jesus quem diz e por isso é que é assim.

Amar ao Senhor meu Deus de todo o meu coração, de toda a minha alma, de todo o meu entendimento e de todas as minhas forças...

Desejo-o ardentemente. Tem sido tema constante nas minhas orações. Não quero uma vida medíocre, banal. Não estou satisfeito com o que já tenho, quero mais. E cada vez mais sinto desejo de ter mais. A Palavra do Senhor diz que não nos devemos conformar com este mundo, mas tranformarmo-nos pela renovação do nosso entendimento. Não nos conformarmos... Não estar satisfeitos com o que temos... Não estagnarmos... Não nos acomodarmos... Estar inquietos por mais...

Amar ao Senhor meu Deus de todo o meu coração... de toda a minha alma... de todo o meu entendimento... de todas as minhas forças. Digam-me, a vida vale a pena se for de outro modo?



Salmo 130:5-6

5 Aguardo o SENHOR; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra.
6 A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã; sim, mais do que aqueles que esperam pela manhã.


Sem comentários: