segunda-feira, novembro 27, 2006

Propósito


Aproveito para transcrever aqui um comentário que fiz num post do site δύναμις acerca de propósito e a necessidade de ter um propósito. Aproveitem para ler o artigo no site que referi. Passo então a transcrever...








David tinha uma relação excepcional com Deus. De tal modo que o viver com Deus, para ele, não era visto como algo que constituía o melhor para a sua vida, ou o mais correcto, ou algo que simplesmente lhe garantia vitória. Para David, viver sem Deus, sem a Sua presença, era algo simplesmente impensável. Amar a Deus era algo tão natural como respirar. Faz-me pensar como hoje tantas vezes lutamos para fazer a Sua vontade... David ansiava por Deus. (Salmo 130:5-6)


Este mesmo David que tinha um conhecimento íntimo de Deus, escreveu:

Salmo 139:12-16

"12 Nem ainda as trevas me escondem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.
13 Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe.
14 Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia."

O ser humano necessita de propósito, de saber que a sua vida tem significado, que estamos aqui por uma razão. Honestamente, não me sentira realizado se tivesse nascido por acaso e depois desse evento, ao aceitar Jesus como meu Salvador, passasse a ter um propósito... não sei se choco alguém mas é assim que sinto. Não me interpretem mal, seria algo muito bom mas aquilo que eu necessito é que a minha existência faça sentido, que o facto de ter passado a existir tenha uma razão e não seja algo que aconteceu gratuitamente.

Ora bem, o que David nos diz aqui é que Deus nos conheceu antes que coisa alguma daquilo que nos forma tivesse sequer existido.. que tal isto para propósito? Estava neste momento a tentar encontrar um adjectivo para qualificar o que acho deste facto mas não consigo, não consigo definir o sentimento que me invade. Sei apenas que a minha existência tem um propósito, que fui conhecido com amor antes de ter existido e que Deus me tem amado antes desse tempo.

Que o Ser todo poderoso que é perfeito e criou tudo, me conheceu com amor e teve um plano para a minha vida antes de eu sequer ter existido, satisfaz em pleno qualquer sede que eu tenha de um propósito.

Ainda ontem estava a pensar que seja qual for a necessidade que tenhamos, a medida do suprimento que Deus tem para nós é imensamente maior que a medida da nossa necessidade.

Que Deus vos abençoe!

6 comentários:

Anónimo disse...

Balaão permanece nas Escrituras como exemplo de uma pessoa que conhece o que é certo mas deliberadamente faz o que é errado, expondo-se assim ao tremendo perigo de brincar com a consciência ou tentar, por assim dizer, negociar com Deus. Graças a Deus que Vossa Exelencia mencionou o meu blog, lol.
O modo como definimos a vida determina o nosso destino. A nossa perspectiva de ver a vida influencia no modo como gastamos o tempo. Agradeço porque gastas-te bem o tempo no meu blog, lol.
Deus te abençoe e continua a falar o que Deus te coloca no coração.

Um grannnnnde abraço :) para não dizer um beijo lolo

Deus te abençõe ricamente.

Pedro Alves disse...

Olá Vítor! Agradeço as tuas palavras.

Agora, essa do beijo é que foi, pronto, como dizer... pouco ortodoxa...

Um grande abraço!

Anónimo disse...

Olá bom dia.
Venho passando por aqui para desejar um rico Natal e um Prospero Ano Novo,
Com muitas bênçãos do nosso Sr. Jesus Cristo.

Desde já me despeço de ti, e desejo muitas felicidades.

Caro Irmão será que me pode adicionar no seu blog o meu link para que o meu blog possa cada vez ser mais visto.
Será que posso link o querido Irmão no meu.

Felizes Natal
E
Bom Ano 2007.

Anónimo disse...

Ano Novo

Olá boa noite.
Venho passando por aqui para desejar um rico Ano Novo,
Com muitas bênçãos do nosso Sr. Jesus Cristo.
E que este ano que vai entrar traga mais bênçãos do Sr., Jesus do que do ano 2006

Desde já me despeço de ti, e desejo muitas felicidades.

Caro Irmão será que me pode adicionar no seu blog o meu link para que o meu blog possa cada vez ser mais visto.
Será que posso link o querido Irmão no meu.

E
Bom Ano 2007.

Pedro Alves disse...

Peço desculpa por não ter respondido antes.

Agradeço os votos e retribuo! :)

O link para o seu blog já está colocado no meu e claro que pode colocar um link para o meu, no seu.

Desejo-lhe um bom ano de 2007.

Deus o abençoe!

Anónimo disse...

Gosto do teu blog, continua a escrever!

Já agora visita: pulpitar.blogspot.com